O que é a Biomedicina?

Surgido em 1966, o curso de biomedicina tinha o objetivo de formar profissionais para atuarem como docentes especializados nas disciplinas básicas das escolas de medicina e de odontologia, bem como de pesquisadores científicos nas áreas de ciências básicas, e com conhecimentos suficientes para auxiliarem pesquisas nas áreas de ciências aplicadas. A profissão de Biomedicina, hoje, entretanto, está voltada principalmente para a pesquisa acerca de patologias, exames clínicos, desenvolvimento de tratamentos, novas formas de prevenção e aumento da qualidade de vida da população em geral. Com 34 habilitações diferentes, o profissional biomédico tem um diversificado mercado de trabalho e uma alta capacidade de integrar diversas áreas do conhecimento.

HABILITAÇÕES

1) Acupuntura

2) Análise Ambiental

4) Auditoria

3) Análises Bromatológicas

7) Biomedicina Estética

5) Banco de Sangue

6) Biologia Molecular

10) Citologia Oncótica

9) Biofísica

8) Bioquímica

11) Embriologia

12) Fisiologia

13) Genética

14) Histologia Humana

15) Hematologia

16) Histotecnologia Clínica

17) Farmacologia

18) Imagenologia 

19) Imunologia

20) Informática de Saúde

21) Microbiologia

22) Microbiologia de Alimentos

23) Patologia

24) Parasitologia

25) Análises Clínicas

26) Perfusão Extracorpórea

28) Reprodução Humana

29) Toxicologia

27) Radiologia

30) Saúde Pública

+

Sobre a nossa universidade

Fundada em 1934, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul conta com 89 modalidades de cursos de graduação presenciais e 4 cursos a distância, 71 mestrados acadêmicos, 9 mestrados profissionais e 68 doutorados, abrangendo todas as áreas do conhecimento. Para além da sala de aula, os estudantes de Graduação encontram na UFRGS, inúmeras oportunidades de formação por meio de experiências de ensino (monitorias, iniciação à docência, programa de educação tutorial, programa de educação para o trabalho em saúde), projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico (iniciação científica, iniciação em desenvolvimento tecnológico) e em projetos de extensão. Tais oportunidades evidenciam a articulação entre ensino, pesquisa e extensão na formação do estudante. Pautada na busca da excelência acadêmica, a UFRGS ocupa posições de destaque nacional e internacional em seus cursos de Graduação e de Pós-graduação, graças à dedicação e competência de seus servidores docentes e técnicos. 

Pelo sétimo ano consecutivo, a UFRGS Foi apontada como a melhor universidade federal do Brasil, conforme avaliação feita pelo Ministério da Educação (MEC). Com pontuação de 4,31 em um conceito que vai de 1 a 5, a instituição atingiu a maior nota entre as federais no Índice Geral de Cursos (IGC). Em relação a todas as universidades brasileiras — federais, estaduais ou privadas —, a UFRGS é a segunda melhor do país, atrás apenas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, que obteve 4,38. Os dados são relativos a 2017. 

/cebiomufrgs

@cebiomufrgs

@cebiom.ufrgs

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now